Como configurar o MailScanner para diminuir o Spam
O que é o MailScanner? Como o próprio nome indica, trata-se de um sistema para fazer o scan aos emails que chegam à sua caixa de correio. Este permite diminuir em muito a quantidade de SPAM e virus que recebe na sua caixa de correio.
Ao aceder ao cPanel, opção MailScanner Configuration, irá deparar-se com algo semelhante com a imagem abaixo inserida, sendo que irá variar consoante os domínios que tenha agregados ao seu alojamento.
A primeira opção do MailScanner dá pelo nome de Email Black/Whitelist Settings. Aqui poderá definir quais os domínios cujos emails por eles remetidos considera seguros, assim como os que considera inseguros. Poderá configurar apenas um endereço de email, como nome@hotmail.com, ou configurar um domínio completo, como *@hotmail.com . A segunda opção terá que ser usada com mais cautela, pois poderá bloquear ou permitir a recepção de emails em larga escala.
A segunda opção dá pelo nome de Other Settings. Aqui definimos os valores para o Low scoring spam, para o High scoring spam e permite definir um email para onde o SPAM será remetido, se assim o desejarmos. A pontuação vai de 1 a 30, sendo que o padrão é de 5 para Low e 20 para High. Sâo valores que se adequam à maior parte dos clientes, pelo que apenas deverão ser alterados caso tenha um mínimo de conhecimento de como funciona a atribuição do score aos emails.
Voltando à página inicial das configurações, dispomos da opção de definir por domínio/subdomínio ou no geral, para toda a conta de hospedagem, as configurações pretendidas a nível de:
- Ativação e Inativação de Spam Scanning
- Entrega normal, envio para caixa de spam ou apagar emails considerados como Low Scoring Spam
- Entrega normal, envio para caixa de spam ou apagar emails considerados como High Scoring Spam
- Ativar ou desligar opção de virus scanning
- Entregar ou apagar emails após terem sido analizados
- Todos os emails que sejam analisados pelo MailScanner e que sejam considerados SPAM terão no subject da mensagem adicionado o seguinte {Spam} ou {Definitively Spam?}, consoante se for Low Scoring Spam ou High Scoring Spam.
Aconselhamos a que, pelo menos durante alguns dias, deixe configurado para que todos os emails sejam analizados e posteriormente entregues. De seguida analise os emails que recebe. Se verificar que efectivamente os emails considerados como High Spam (marcados nos headers dos emails recebidos como {Definitively Spam?}) são todos efectivamente spam, poderá posteriormente configurar para que sejam apagados definitivamente. Se preferir ter uma segurança acrescida, configure para que sejam remetidos para uma caixa de email apenas para SPAM, mas não se esqueça de a consultar periodicamente.