Ferramenta de Gerenciamento de E-Mail - Tutorial cPanel

A seção "Email" do cPanel irá permitir que um usuário realize muitas tarefas nas contas de email. Tudo que diz respeito a configuração de contas de email, como definir respostas automáticas, verificar a rota do email, aplicar filtros de email por exemplo, podem ser realizadas nesta área. Neste artigo faremos uma descrição detalha do uso da seção Gerenciador de contas de email do cPanel.

Adicionar - Remover contas

Esta seção será uma das seções mais utilizadas. Esta seção é o coração de todos os emails e é usada para adicionar, remover e gerenciar qualquer aspecto de qualquer conta de email.

As primeiras coisas que um usuário verá são todas as contas de email presentes na sua conta, começando com o endereço de email, então o nome de login para esse email seguido de algumas outras opções.

Adicionar Conta
Email: basta especificar o nome que deve ser usado para o endereço de email.  Também nesta seção o usuário pode escolher um nome de domínio para usar.

Senha: Escolha uma senha para usar nesta conta.

Quota: Isso permitirá que um usuário decida quanto espaço em disco irá alocar para esta conta de email. Isto é opcional, o padrão é 10MB.

Excluir -  A primeira opção é um usuário excluir uma conta. Este é um passo muito simples, basta clicar em excluir e confirmar a exclusão da conta.

Ler Webmail - Os usuários podem facilmente acessar uma conta de correio, basta clicar neste link. O cliente de email padrão será carregado e o nome do usuário será automaticamente carregado no campo de nome de usuário. Tudo que é necessário acrescentar é a senha para aquele usuário.

WebMail Manager

A seção de Gerenciamentoe de webmail é onde o usuário poderá verificar seus emails através de uma interface web "Graphical User Interface". A maioria dos usuários preferem esse tipo de cliente de email, porque é simples de usar e muito fácil e rápido de configurar.  A maioria dos servidores já tem pelo menos cliente de email configurado, na Domínio Host são três clientes de email configurados: Horde, Squirrel e RoundCub.

Email Padrão

Nesta seção o usuário pode especificar qual será o email padrão. O email padrão ou pega-tudo é usado para receber todos os emails que são enviados para contas inexistentes. Por exemplo, se alguém enviou um email para maradona@argentina.com e usou maradon@argentina.com, esquecendo o a de maradona(meu cachorro), que iria enviar email para o endereço de email padrão. Isso é útil como email não pode ser perdido com isso.

Respostas automáticas

Respostas automáticas ou Auto responders são configurados para responder automaticamente a um email que foi enviado para o endereço de email correspondente. As respostas automáticas são muito úteis para as pessoas que estão, por exemplo, saindo de férias e não serão capazes de responder seus emails. Uma resposta automática pode ser configurada para responder a emails recebidos com toda a mensagem especificada pelo usuário.

Redirecionamento de Email

Um redirecionamento de domínio de email redireciona todos os emails que entram em um nome de domínio específico para outro nome de domínio. Por exemplo, se configurarmos o dominio faxteleletronica.com para redirecionar para faxteleletronica.net, todos os emails que entrarem em faxteleletronica.com irão ser redirecionados para o seu usuário correspondente no dominio faxteleletronica.net, assim guilherme@faxteleletronica.com redireciona para guilherme@faxteleletronica.ne. Qualquer configuração de contas POP no âmbito de cada nome de domínio não serão afetadAs por essa opção de encaminhamento.

A seção de envelhecimento é usada para determinar quando o servidor deve excluir um email que já foi lido. Se um usuário optar por deixar as suas mensagens no servidor e não permitir que seu cliente de email possa excluí-las, elas vão aumentar ao longo do tempo e consumir uma grande quantidade de espaço em disco. Os usuários podem usar essa opção para manter a manutenção regular das suas contas de email.

Alterar Citação - Os usuários têm a opção de alterar a quantidade de espaço em disco que é alocado a cada conta. O padrão é 10MB e os usuários podem alterar esse valor quando da criação de uma conta ou com esta opção.

Alterar Senha - Os usuários podem usar esta opção para alterar a senha usada para cada conta. A senha antiga é necessária para completar o processo.

Auto configuração de Outlook  - Esta seção é para configurar automaticamente o Outlook ou Outlook Express para funcionar com o endereço de email correspondente. Esta é uma configuração "rápida" o que significa que não irá atribuir nomes personalizados ou configurações no Outlook, simples configurá-lo para verificar o endereço de email correspondente.

Adicionar Conta

Existe apenas uma outra opção que pode ser usada nesta página e que está adicionando uma conta.  Esta é a seção onde o usuário pode adicionar contas de seus nomes de domínio.  Todos os nomes de domínio presentes na conta de usuários estão presentes aqui e podem ser usados para configurar contas de email para qualquer nome de domínio.

Email: basta especificar o nome deve ser usado para o endereço de email.  Também nesta seção o usuário pode escolher um nome de domínio para usar.

Senha: Escolha uma senha para usar esta conta.

Quota: Isso permitirá que um usuário para decidir quanto espaço em disco para alocar a esta conta de email. Isto é opcional, o padrão é 10MB.

Filtragem de correio eletrônico

Filtros de email podem facilmente ser configurados para que os usuários possam gerenciar os emails recebidos. Estes são muito semelhantes à maneira como o Outlook usa filtros. Os filtros são muito úteis para webmasters com grande quantidade de spam que vem. Se o Spam Assassin é instalado e operacional, um filtro personalizado pode ser configurado para excluir automaticamente todos os e-mail que o Spam Assassin considerar como spam.

Há também uma seção de testes, para testar os filtros que foram adicionados. Só basta preencher as informações necessárias e clique em "Teste do Filtro". Irá então mostrar como a mensagem não será afectado por os novos filtros, que acabam de ser postas em prática.

Encaminhadores

Encaminhadores são usadas para direcionar um endereço de e-mail para outro endereço de email ou local no servidor. Isso é útil para usuários que querem dirigir contas de email antigas para um novo endereço. Encaminhadores são muito fáceis de configurar, a poucos passos simples.

Listas de Discussão

Esta seção da seção Mail é usado para listas de discussão de instalação. Listas de discussão são extremamente úteis para grandes sites de email querendo um grande número de usuários de uma vez.  Também pode ser útil para empresas de hospedagem ou de outras empresas, onde os clientes precisam ser atualizados sobre os novos serviços ou produtos.

Basta introduzir o nome de listas de discussão, uma senha de uso para ele eo nome de domínio que será usado na criação e bateu. É isso, simples assim. Uma vez que uma lista de discussão é a instalação, e-mail pode ser adicionado a ele através desta mesma seção. Há colocar de scripts disponíveis para gerenciar listas de endereços mais fáceis, há também um livre que vem com cPanel, vá na seção de scripts.

MailScanner Configuration

MailScanner é um programa que é usado para filtrar os emails recebidos em uma base no lado do servidor.  Spam é classificada através de como ela vem para o servidor. Se esta opção está disponível para um usuário, que são capazes de ativar ou desativar a partir desta seção, usar Listas Brancas de domínio e também Listas Negras.

Verificar Rastreamento de Email

O rastreamento de um endereço de email é semelhante à execução de um traceroute no computador de um usuário. Será basicamente mapear os caminhos que um email leva para chegar ao servidor.  Esta informação pode ser útil para descobrir onde um email está se perdendo.  Esta informação também é muito interessante porque mostra o caminho completo do servidor para o endereço de email e garante seu recebimento pelo servidor destinatáio.

Manutenção de Entradas MX

A maioria dos usuários nunca precisará usar esta opção. Isso funciona basicamente como um nome de domínio transitário, uma vez que irá mudar a direção do email num servidor para o nome de domínio específico fornecido pelo usuário. Isso insere a informação sobre os registros de servidores MX e não deve ser usado quando o usuário souber com certeza o que está fazendo. Informações introduzidas de forma incorreta poderiam resultar em perdas de emails de um nome de domínio inteiro.